Quem somos

Ciência Pública é uma agência de comunicação científica.

Reunimos profissionais que conhecem o ambiente científico, apreciam a ciência e acreditam que seus resultados devem chegar ao público em abordagens acessíveis, formatos atraentes e mídias potentes.

Alice Giraldi

Jornalista, graduada em Comunicação Social pela PUC/SP, com pós-graduações em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA/FEA/USP e em Jornalismo Científico pelo Labjor/Unicamp. Conta com ampla experiência em reportagem, edição, comunicação institucional e assessoria de comunicação. Atuou nas editoras Abril, Azul e Europa. Sua experiência na área de jornalismo científico inclui atuações como redatora e editora-contribuinte da revista Pesquisa Médica e repórter da revista Unesp Ciência, além do desenvolvimento de projetos especiais para a Editora Springer e a elaboração de reportagens para as revistas Pesquisa Fapesp, Ciência & Cultura e ComCiência. Em 2013, recebeu o prêmio Allianz Seguros na categoria "Sustentabilidade - Mudanças Ambientais" pela reportagem "A água que ninguém vê", publicada na revista Unesp Ciência. Além das atividades como comunicadora e editora, atuou como gestora profissional de projetos de desenvolvimento social e assistência à saúde dirigidos a pessoas com deficiência e populações ribeirinhas da Amazônia.

Gabriel Monteiro

Biólogo, mestre em ciências pela USP, com pós-graduação em Jornalismo Científico pelo Labjor/Unicamp. É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais (INCT-APA) e conta com cinco participações em expedições à estação científica do Brasil na Antártica. Atua na área de comunicação de projetos científicos, com experiência em produção fotográfica e cinematográfica (produção e pós-produção). Atuou como assessor de comunicação de profissionais da área acadêmica, desenvolvendo projetos de mídia training e estratégias personalizadas para apresentações e palestras. É criador e executor do projeto “Pesquisa em Foco”, com financiamento do CNPq, que em 2014 levou ao grande público materiais e fotos produzidas pela pesquisa antártica, apresentados em mostras e palestras em estações do Metrô em São Paulo e instituições de educação na capital paulista, Campinas, Santos, Piracicaba e Rio de Janeiro.