Cases

Livro “Vida na Baía do Araçá: diversidade e importância”

Uma publicação atraente e comunicativa para mostrar os principais resultados de um amplo projeto científico e ajudar a sensibilizar um público diversificado sobre a importância de se preservar uma baía no Litoral Norte de São Paulo. Esse foi o desafio apresentado à Ciência Pública pela coordenação do Projeto Temático Biota-Fapesp/Araçá, que reúne cerca de 170 pesquisadores de mais de 30 instituições de ensino e pesquisa em torno do levantamento da biodiversidade da baía e da geração de alternativas para a sua gestão sustentável.

Localizada ao lado do Porto de São Sebastião, a Baía do Araçá integra uma região há séculos impactada pela ação humana, cujo histórico registra de vazamentos de óleo a alterações na própria linha da costa. Mesmo sob toda essa pressão ambiental, a baía abriga hoje mais de 1.300 espécies de seres vivos, sendo 34 novas para a ciência e nove ameaçadas de extinção. Num momento em que se discute a ampliação do Porto de São Sebastião, que voltaria a impactar seriamente a vizinha baía, o livro “Vida na Baía do Araçá: diversidade e importância” veio para registrar, detalhar e dimensionar essa resiliente manifestação de vida.

Pensado para alcançar diversos públicos – de pescadores a representantes de órgãos governamentais, passando por membros de organizações não-governamentais, gestores de empresas privadas e cientistas de diferentes áreas –, o livro, de 100 páginas, possibilitou que pesquisadores falassem sobre seu trabalho a pessoas que dificilmente teriam acesso a esse conhecimento. Como base, a proposta de não somente informar, mas munir de conhecimento científico diferentes setores da sociedade, para que a discussão sobre o futuro da Baía do Araçá pudesse acontecer de maneira fundamentada e com a participação dos envolvidos.

Video case

Repercussão